Como cadastrar clientes, fornecedores e vendedores

Aprenda de forma simples e rápida as operações dentro do sistema Gestão Industrial.

Como cadastrar clientes, fornecedores e vendedores

Mensagempor admin » 17 Nov 2014 14:37

Cadastro de Clientes

O sistema oferece algumas facilidades ao visualizar clientes, a partir do acesso a esse arquivo o usuário poderá consultar registros financeiros e de movimentação que serão devidamente explicados no decorrer deste.
Para Acessar, clique em Arquivo – Clientes.

Assim que é acessado, o sistema apresentará o primeiro registro do arquivo. O usuário poderá localizar o cliente que deseja através do botão Localizar.
Além dos dados cadastrais visíveis nesta janela, existem ainda outros dados contidos nas Guias que estão no lado inferior direito da janela.
O usuário devera impreterivelmente informar o código do país (1058 - Brasil), e enquadramento tributário da empresa (cliente). Que é uma exigência devido aos processos de geração de nota fiscal eletrônica.
Campos de cadastramento, não devem conter sinais gráficos (parênteses, asteriscos, traços, arroba e outros símbolos).

Guias Inferiores - Cadastro do cliente

Guia Cobrança/faturamento: contém os dados relativos à cobrança. Se o usuário não informar o endereço de cobrança, o sistema preenche os campos conforme endereço informado anteriormente. Nesta mesma guia, o sistema solicita a conta contábil do cliente, caso não seja informada, também será processado com o conteúdo do campo “Conta contábil padrão clientes” informado em Arquivo – Tabelas – Parâmetros do Sistema - Guia Dados Padrão.
O campo Restrições de Cobrança é utilizado para armazenar formas de cobrança que não devem ser praticadas com o cliente.

No quadro faturamento, possui os dados de faturamento e vendas, os dados informados nesta, serão sugeridos pelo sistema no momento da inclusão do movimento. Há ainda a possibilidade de bloquear movimentos do cliente alterando o quadro situação, essa opção somente estará disponível para edição para usuários do grupo Administração.

Imagem

Guia Estatística: permite visualização rápida e abrangente do movimento do cliente. O campo Limite de Crédito é informado pelo usuário, os demais são calculados de acordo com os lançamentos de movimentação e financeiros. Conta com botões que acionam consultas e verificações mais aprimoradas em relação ao cliente:

Análise de Crédito: Apresenta um gráfico da movimentação do cliente e outros dados financeiros adicionais.
Contas a Receber: Apresenta uma consulta a todas as contas a receber do cliente, esta pode ser filtrada por período e por situação de cada título.
Movimento de Produtos: Apresenta uma lista contendo todos os produtos vendidos ao cliente, com data, quantidades, valores e pedidos correspondentes.
Preços Ultima Venda: Apresenta uma consulta semelhante à anterior. Entretanto, o sistema irá listar o último preço praticado de cada produto vendido.
Atualizar Estatísticas: atualiza movimentação cliente em todo período ativo.

Imagem

Guia Contatos / Entrega: Guia destinada a conter contatos do cliente. Estes podem ser informados com o respectivo cargo, telefone e e-mail (se houver). Há opções de 2 e-mails para envio de notas fiscais eletrônicas.
Imagem

Guia Outras Informações: armazena informações adicionais,x contendo e-mail principal para envio de notas fiscais eletrônicas.

Imagem

Guia Preços: Contem tabela de preços que pode ser inserida após cadastramento da mesma.
Possui também no canto inferior direito grade para informações de investimento em Merchandasing.

Imagem

Guia CRM – contem dados de negociacao efetuadas com clientes Prospect, ou clientes já cadastrados , essa guia somente serve pra visualização de eventos com o possível cliente. A ocorrências são lançadas no módulo próprio.


Cadastro de Fornecedores

Da mesma forma que clientes, o acesso ao cadastro de fornecedores permitirá ao usuário verificar movimentos físicos e financeiros.
Para Acessar, clique em Arquivo – Fornecedores.

O módulo, conta com dados cadastrais e alguns campos com características especiais que veremos a seguir.
Ao cadastrar, o usuário deverá indicar se este é do tipo transportador, para isso, basta marcar o campo posicionado acima de Nome Fantasia.
Campos de cadastramento, não devem conter sinais gráficos (parênteses, asteriscos, traços, arroba e outros símbolos...)

Imagem

Guias inferiores - Cadastro de Fornecedores

Guia Faturamento: contém informações relativas a condições de comercialização (Condição de Pagamento), conta contábil, valor mínimo de pedido, prazo de entrega, % de inspeção, % de frete ou ainda valor de frete. Essas informações serão utilizadas ou sugeridas pelo sistema no decorrer do movimento.

Guia Cobrança: o sistema solicita forma de cobrança normalmente utilizada pelo fornecedor e ainda campos para registro de contas correntes que o fornecedor opera.

Imagem

Guia Estatística: resume o movimento do fornecedor em quantidade de compras valor total em compras até a presente data, valor médio de cada compra, valores (títulos) a vencer e vencidos. Além disso, permite ao usuário através dos botões, consultar contas a pagar para esse fornecedor, verificar preços da última compra e visualizar todo o movimento de produtos.

Imagem

Guia Contatos: contém os contatos do fornecedor. O campo nº de etiquetas servirá para determinar o número de etiquetas a serem impressas para esse fornecedor ou ainda escolher uma etiqueta para cada contato.

Imagem

Cadastro de Vendedores

Módulo destinado a cadastro e controle dos vendedores da empresa ou das empresas cadastradas.

Além dos dados cadastrais, o sistema permite que no mesmo cadastro incluam-se supervisores. Por isso, alguns campos possuem características especiais:

* Salário Fixo: Informe o valor do salário fixo destinado ao vendedor (campo não obrigatório)
* % Encargos: Campo para registrar % de encargos a serem acrescidos na comissão do vendedor (campo não obrigatório)
* Crédito Comissão: Determinar em que situação o sistema deverá registrar o a comissão do representante:
* Faturamento – Credita a comissão na conta corrente do vendedor a partir do momento em que a venda foi efetivada (Geração de NF), independente da condição de pagamento.
* Recebimento – Credita a comissão proporcional ao valor do título quando este for devidamente baixado no sistema.
* Fat / Rec – Credita a comissão proporcional ao valor do título, de acordo com especificado, 50% faturamento e o restante dividido entre as parcelas.
* Conta Contábil – Informar uma conta contábil para este vendedor. O usuário poderá ainda informar uma mesma conta para todos se desejar agrupar todos os lançamentos. Exemplo “Comissões Sobre Vendas”.

Imagem

Cada vendedor possui registros de movimentação financeira próprios, efetuados pelo sistema de acordo com o movimento. Os valores são determinados por % de comissão e acréscimos registrados no cadastro, ou ainda lançamentos financeiros efetuados por usuários.

Imagem

O percentual de comissões deverá ser cadastrado através do botão “Comissionar Produtos, marcando o tipo de produto “Industrializado” e informando o percentual de comissão.

Imagem

Em situação de comissionamento diferenciado por produto, o usuário poderá, na lista dos produtos já comissionados, informar o % sobre determinado item.
Se o usuário optar por trabalhar com Meta de vendas, devera registrar individualmente, uma meta mensal de vendas. O sistema irá processar valores realizados conforme vendas efetuadas no mês e ano de referência.

Imagem

Dúvidas? Comente.

Equipe GS Assessoria
Equipe GS Sistemas

Trabalhando para elevar o patamar tecnológico de sua empresa.
Confira mais em: http://www.gsassessoria.com.br
Ou ligue: (49) 3329 1323 - (49) 3312 1514
Avatar do usuário
admin
Site Admin
 
Mensagens: 148
Registrado em: 01 Ago 2014 09:55
Localização: Chapecó - SC

Voltar para Tutoriais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron